quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Correia Defreitas promove projeto sobre leite e derivados

Explicar para os alunos e comunidade escolar a importância de consumir leite e derivados dentro de uma dieta alimentar equilibrada. Esse é o objetivo do projeto “Leite e seus Derivados”, coordenado pela professora Rosilei Cardoso de Oliveira Viola, com alunos do 3º Ano “D” da Escola Municipal Correia Defreitas, em Ribeirão Claro. A iniciativa concorrerá no programa Agrinho 2013, na categoria Experiência Pedagógica.
Os alunos realizaram pesquisas sobre o assunto e desenvolveram várias atividades em sala de aula. Na cantina da escola, a turma presenciou a fabricação de queijo, degustado mais tarde em sala de aula. O ponto alto do projeto aconteceu durante a visita que os alunos fizeram à Empresa Laticínios Carolina, acompanhados pela professora e supervisora Édela Cristina Brambilla O’Campos. A ideia era conhecer o percurso desde a coleta do leite nas propriedades rurais, até a mesa do consumidor em forma de iogurte, requeijão, leite fermentado e bebida láctea.
Os estudantes foram recepcionados pelo técnico de segurança do trabalho, Ademir José Fortini, pelo gerente de produção, José Márcio de Moraes e pelo encarregado de produção, José Edson Molini. Os profissionais acompanharam a turma desde a chegada dos caminhões com o leite passando por todos os processos e explicando a função de cada setor, incluindo laboratório, pasteurização, homogeneização, linha de produção entre outros.
Finalizando o passeio, a supervisora e as crianças foram até a sala da secretária-executiva, Neuza Baggio de Mattos para agradecer a pela visita e falar um pouco do que aprenderam durante o passeio. Os alunos receberam um kit com bolsa térmica, iogurtes, jogos, canetas e bonés.
Segundo a professora, Rosilei Cardoso de Oliveira Viola, o passeio agradou todos os alunos, que demonstraram muito interesse pelo processo de fabricação de produtos lácteos. “Eles gostaram muito da experiência, um aluno chegou a relatar que esse passeio havia sido o melhor do que qualquer outro que tinha feito”, contou.
De acordo com a supervisora, Édela Cristina Brambilla O’Campos, o passeio foi importante porque as crianças puderam ver na prática muito do que estudaram em sala de aula. “Gostaria de agradecer a acolhida calorosa dos profissionais da empresa Laticínios Carolina”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário