sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alunos e pais da Escola Correia Defreitas têm treinamento de primeiros socorros

A professora do 5º Ano B da Escola Municipal Correia Defreitas, Sandra Regina Screpante Marques, está a todo vapor com seu projeto que concorrerá no Programa Agrinho-2013, na categoria Experiência Pedagógica. Com o projeto intitulado “Primeiros Socorros - o conhecimento pode salvar vidas”, os alunos estão recebendo muitas informações em sala de aula sobre o assunto.
Estiveram recentemente visitando as instalações do Corpo de Bombeiros na cidade de Jacarezinho e foram muito bem acolhidos e assistiram lá a uma palestra sobre o assunto. No dia 3, receberam na escola o Sargento Coelho, que faz parte da equipe do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, os pais dos alunos e profissionais da saúde do município, entre eles médicos, enfermeiros, agentes de saúde e motoristas das ambulâncias para um treinamento prático sobre como realizar corretamente os primeiros socorros quando preciso.
Esse treinamento teve o intuito de orientar os participantes quanto a importância e aplicação dos primeiros socorros, alguns cuidados a serem tomados, formas de tratamento, bem como o acionamento de serviços de emergência. Foram abordados assuntos como desmaio, convulsão, queimadura, ferimentos, fraturas, engasgo entre outros.
Durante o treinamento o Sargento destacou a importância desse trabalho, ficou surpreso com o conhecimento que os alunos já tinham sobre o assunto e disse que o fator principal para socorrer uma vítima é a calma. Os pais dos alunos foram muito participativos com o trabalho e estão muito felizes com o projeto, já que é um assunto que todos devemos conhecer para nos ajudar e ajudar nosso próximo.
A Secretária de Saúde, percebendo a importância do assunto e sendo parceira do projeto, disponibilizou todos os seus profissionais para participarem do treinamento. Segundo o enfermeiro Heitor Ribeiro Gonçalves, esse é um trabalho de extrema importância, pois estamos próximos a Fescafé, que uma festa muito grande do município e nossa equipe estará trabalhando lá, esse treinamento foi muito bem vindo.
Segundo a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, em várias situações do cotidiano, seja em casa, no ambiente de trabalho ou em lugares públicos podemos nos deparar com situações de perigo provocadas por acidentes e é essencial termos noções de como proceder diante dessas situações que ofereçam risco. Esse trabalho é muito importante, pois na tentativa de ajudar em alguma situação de perigo, procedimentos inadequados podem causar complicações graves, concluiu.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário