quarta-feira, 31 de julho de 2013

Escola Correia Defreitas recebe diretor do SAAE

A professora do 2º Ano C da Escola Municipal Correia Defreitas, Nilza Fernandes Otávio, está trabalhando com sua turminha o descarte do óleo de cozinha.
O trabalho, intitulado “Do litro para a bucha: recicle o óleo e proteja a natureza”, concorrerá no Programa Agrinho-2013, na categoria Experiência Pedagógica. Em sala de aula, por meio de pesquisas, alunos e professora verificaram o que pode causar o óleo quando jogado de maneira inadequada no lixo, nas pias, nos tanques.
E para confirmar convidaram o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Sr. Francisco Carlos Molini, que de maneira muito clara explicou a todos os alunos e funcionários como funciona a captação dos esgotos do município. Falou também sobre a importância da estação de tratamento de esgoto e o impacto positivo que isso causa no meio ambiente.
Mostrou as crianças fotos de situações de entupimentos dos encanamentos dos esgotos por objetos jogados de maneira inadequada e o processo utilizado para o desentupimento e ressaltou que empresas particulares cobram um valor muito alto para realizar esse serviço. As crianças analisaram uma amostra de gordura acumulada nos encanamentos, que foi retirada do esgoto.
Segundo a professora, a palestra foi muito válida, ampliou ainda mais os conhecimentos da comunidade escolar sobre o assunto, pois os alunos questionaram e também expuseram o que já sabiam sobre esse grave problema e suas consequências para o meio ambiente.
A diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, agradeceu o diretor do SAAE pela parceria. É muito gratificante quando percebemos que as crianças além de questionarem sobre o problema estudado passam a encontrar soluções e formas de colaborarem e transformarem o espaço onde vivem e passam a ser cidadãos empreendedores, pois têm uma ideia e sabem os caminhos para solucionar o problema, concluiu.


Correia Defreitas incia 2º semestre com capacitação para os professores

Equipe gestora e professores da Escola Municipal Correia Defreitas iniciaram o semestre com uma Capacitação sobre Pedagogia Empreendedora. Com esse trabalho espera-se desenvolver alunos empreendedores, autônomos, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender com situações novas e complexas, que enfrentam novos desafios e promovem transformações na comunidade em que estão inseridos.
Os professores também realizaram pesquisas para preparar suas aulas com muitas atividades lúdicas para estimular ainda mais o interesse e a particiapção das crianças.
Segundo a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, esse trabalho vai estimular e valorizar o sonho do aluno, não só a longo prazo, pensando em profissão, mas desenvolvendo na criança comportamentos éticos e de autoconfiança.



Escola Ana Pinheiro recebe alunos na volta às aulas

A diretora da Escola Rural Municipal Professora Ana Pinheiro, Rosa Helena Rodrigues Ziroldo e a supervisora Josilene Aparecida da Rosa, juntamente com os professores, funcionários e estagiários, recebem os alunos na volta às aulas. Com muita alegria, o estabelecimento de ensino iniciou mais uma etapa do ano letivo na certeza de contar com todos para que o trabalho continue sendo maravilhoso e tendo sempre bons resultados. "A dedicação e o comprometimento de nossos professores e de toda a equipe nos deixam orgulhosos, parabéns a todos e principalmente aos pais que confiam em nosso trabalho" declarou a diretora da escola.



terça-feira, 30 de julho de 2013

Escola Municipal José Gavioli

A Escola Municipal José Gavioli da inicio a Formação Continuada/2º Semestre com 

muito empenho e dedicação. Num primeiro momento os professores realizam pesquisas 

para preparar suas aulas atividades lúdicas, com finalidades pedagógicas, onde os estudantes 

tenham prazer e aprendizagem juntos. E hoje, 26, foi ofertado aos professores uma 

capacitação sobre Pedagogia Empreendedora  com o objetivo de mostrar a importância deste

trabalho a ser desenvolvido, pois ele pode e deve ser um ponto de transformação para a vida do aluno.









quarta-feira, 24 de julho de 2013

ESCOLAS CORREIA DEFREITAS E JOVIRA RECEBEM VISITA DO COMITÊ DE AVALIAÇÃO DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

As Escolas Correia Defreitas e Jovira receberam na semana passada, a visita do Comitê de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar.

Os dois Estabelecimentos de Ensino estão concorrendo ao Prêmio Gestão Escolar 2013 e já foram selecionados entre os três melhores em nível regional.

O Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e seus parceiros, visa estimular a melhoria da gestão das escolas públicas em busca de um objetivo maior: garantir educação de qualidade.

A visita técnica teve o intuito de comprovar os trabalhos e relatos postados pelas escolas e eleger entre as três, uma ou duas escolas que apresentem melhores pré-requisitos de acordo com as definições do Comitê Estadual.

Durante a visita, os integrantes do comitê, conversaram com a diretora, equipe pedagógica, funcionários, alunos e pais sobre as atividades realizadas nas escolas.

Segundo as diretoras das escolas, já é uma vitória receber essa visita, pois são apenas três na nossa região, mas a torcida está muito grande para uma seleção em nível estadual. O que queremos realmente com essa participação é melhorar a cada dia o processo de gestão democrática pela elaboração de planos de ação em nossas escolas, concluíram.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Escola Zuleika promove Dia dos Avós

No dia 3 de julho, a professora Maria Cristina Silva Néia, juntamente com seus alunos do 4º ano realizaram uma atividade do Programa Agrinho.
Os avós foram recebidos na escola para uma tarde de conversação, onde puderam participar do dia a dia dos educandos, em uma oportunidade única em que os avós puderam relatar fatos e incentivar as crianças no estudo .
Após o debate foi realizado pelos alunos a confecção de cartazes onde foi reforçado uma frase dita por um avô: “ ESTUDAR É PRECISO”.
Foi uma tarde prazerosa para todos, onde a interação só veio a acrescentar valores a educação de nossos alunos, relatou a professora.
 
 

 

Alunos e pais da Escola Correia Defreitas têm treinamento de primeiros socorros

A professora do 5º Ano B da Escola Municipal Correia Defreitas, Sandra Regina Screpante Marques, está a todo vapor com seu projeto que concorrerá no Programa Agrinho-2013, na categoria Experiência Pedagógica. Com o projeto intitulado “Primeiros Socorros - o conhecimento pode salvar vidas”, os alunos estão recebendo muitas informações em sala de aula sobre o assunto.
Estiveram recentemente visitando as instalações do Corpo de Bombeiros na cidade de Jacarezinho e foram muito bem acolhidos e assistiram lá a uma palestra sobre o assunto. No dia 3, receberam na escola o Sargento Coelho, que faz parte da equipe do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, os pais dos alunos e profissionais da saúde do município, entre eles médicos, enfermeiros, agentes de saúde e motoristas das ambulâncias para um treinamento prático sobre como realizar corretamente os primeiros socorros quando preciso.
Esse treinamento teve o intuito de orientar os participantes quanto a importância e aplicação dos primeiros socorros, alguns cuidados a serem tomados, formas de tratamento, bem como o acionamento de serviços de emergência. Foram abordados assuntos como desmaio, convulsão, queimadura, ferimentos, fraturas, engasgo entre outros.
Durante o treinamento o Sargento destacou a importância desse trabalho, ficou surpreso com o conhecimento que os alunos já tinham sobre o assunto e disse que o fator principal para socorrer uma vítima é a calma. Os pais dos alunos foram muito participativos com o trabalho e estão muito felizes com o projeto, já que é um assunto que todos devemos conhecer para nos ajudar e ajudar nosso próximo.
A Secretária de Saúde, percebendo a importância do assunto e sendo parceira do projeto, disponibilizou todos os seus profissionais para participarem do treinamento. Segundo o enfermeiro Heitor Ribeiro Gonçalves, esse é um trabalho de extrema importância, pois estamos próximos a Fescafé, que uma festa muito grande do município e nossa equipe estará trabalhando lá, esse treinamento foi muito bem vindo.
Segundo a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, em várias situações do cotidiano, seja em casa, no ambiente de trabalho ou em lugares públicos podemos nos deparar com situações de perigo provocadas por acidentes e é essencial termos noções de como proceder diante dessas situações que ofereçam risco. Esse trabalho é muito importante, pois na tentativa de ajudar em alguma situação de perigo, procedimentos inadequados podem causar complicações graves, concluiu.


 

Professora utiliza “contação de histórias” para estimular o gosto pela leitura

A professora do Nível II da Escola Municipal Correia Defreitas, Ermelinda Lobrigati Roberto, está realizando um belo trabalho de contação de histórias com a intenção de estimular o gosto pela leitura da sua turminha.
Primeiramente foi com seus alunos até a Biblioteca Cidadã e lá mostrou todo o espaço e aproveitou a oportunidade para contar uma história a seus alunos.
Utilizando variados fantoches, aventais e jogos de dramatização ela conta variadas histórias para seus alunos.
Contar e ouvir histórias é uma atividade privilegiada para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem. As histórias colocam as crianças em contato com a realidade mágica, tudo está e é muito vivo. Daí a grande fascinação e o não cansar-se com a repetição desejada das sempre mesmas histórias. A leitura de histórias infantis, ajudam no desenvolvimento do pensamento e na personalidade das crianças, disse a professora. Por meio da contação de histórias abordo vários assuntos do dia-a-dia, como o preconceito, racismo, violência, entre outros.
Segundo a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, o ouvir e contar histórias permite que a criança construa a sua própria história, esta faz com que a criança se desenvolva no meio em que vive buscando sua autonomia e liberdade de fazer sua própria escolha, além de contribuir para que as crianças tenham paixão pela leitura, concluiu.

Correia Defreitas recebe visita de escritor ribeirão-clarense

A professora do 2º Ano A da Escola Municipal Correia Defreitas, Nilza Fernandes, está realizando um belo trabalho sobre leitura com seus alunos. E para incentivar essa importante prática, convidou o Sr. Luiz Carlos Fernandes, autor de algumas obras literárias, para uma entrevista. O autor falou sobre a leitura em sua infância e de suas primeiras experiências como autor.

Relatou também seus trabalhos nos vários âmbitos da expressão artística: como escritor, roteirista, diretor de teatro e mostrou às crianças alguns de seus livros, deixando que os mesmos manuseassem.

Contou em detalhes qual o propósito e como foi feita a coletânia de textos poéticos para a produção e edição do livro “Riquezas de nossa Terra”.

Em seguida, atenciosamente ouviu e respondeu as questões levantadas pelos alunos e professora.

O autor, percebendo o entusiasmo da turma, deu vários exemplos de como iniciar a construção de poesias e convidou-os para que as crianças os ajudassem em uma nova edição de um novo livro, onde as crianças seriam também as autoras.

Segundo a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, a leitura é muito importante para o aprendizado, pois através desta podem obter conhecimento e aumentar o raciocínio e essas ações no ambiente escolar ajudam a despertar o interesse e a descobrir o quanto é prazeroso a leitura em nossa vida.
Autor conversando com alunos

Festa Junina Escola Zuleika

Na tarde do dia 27 de junho, os alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar comemoraram com muita alegria e animação os Santos homenageados no mês de junho: Santo Antonio, São João e são Pedro.
Houve também apresentações de danças realizadas pelas alunas do 3º, 4º e 5º anos. A aluna Gabriela Marques Serafim, realizou um sorteio de brindes a todos os alunos.
A direção agradece a colaboração dos pais, pois somente com a união entre família e escola alcançamos uma educação de qualidade, conclui.



 


Alunos da escola Zuleika estudam esculturas

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, após um estudo sobre as esculturas, desenvolveram na aula de artes com a professora Adriani Santos Moreira, um trabalho de modelagem. O objetivo era criar uma estrutura com equilíbrio utilizando palitos de madeira e massinha de modelar, no qual os alunos fizeram com muita criatividade, concluiu a professora.

Modelagem dos alunos

Escola Correia Defreitas une escrita e brincadeiras

A Educação Infantil é para que a criança se desenvolva socialmente e cognitivamente de forma lúdica. Essa fase representa o início da educação formal dos pequenos.
Para confirmar, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, publicadas pelo MEC em 2009, determinam que a maneira adequada para promover esse desenvolvimento são as brincadeiras e as interações.
Pensando nisso, a professora Ermelinda Lobrigati Roberto, da Escola Municipal Correia Defreitas, está realizando variadas atividades lúdicas com sua turminha de Nível II, focando a aquisição da escrita.
Essas atividades estão contribuindo para a inserção da criança no mundo da escrita, ao mundo impresso e consequentemente ao letramento. “Por meio do brincar, levarei as crianças a se colocarem melhor no mundo, entenderem, se posicionarem diante das atividades propostas", disse a professora. Para ela, "brincar é aprender".
Segundo a diretora Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, frequentar uma boa Educação Infantil garante às crianças mais chances de ter um desempenho escolar melhor e de se tornarem mais cooperativas, independentes e sociáveis. Observando esse trabalho podemos entender qual é a principal função da Educação Infantil: desenvolver a socialização, concluiu.
Crianças realizando Atividades



 

Turma da escola Correia Defreitas trabalha consumo consciente

A professora do 2º Ano D da Escola Municipal Correia Defreitas, Nilza Molina Marques Martins, está trabalhando com sua turminha conceitos de consumo consciente.
O projeto se iniciou porque a professora percebeu o grande desperdício de folhas de papel por seus alunos.

E para levar mais informações para as crianças, convidou a Srta Marina Baggio Oliviera, professora de Educação Ambiental para explanar sobre o assunto.
Na palestra foram abordados tópicos de como um consumidor consciente deve agir para não cair no consumismo exagerado, pensando sempre na preservação do meio ambiente.

Em seguida, atenciosamente ouviu e respondeu as questões levantadas pelos alunos e professora e no final assistiram o vídeo “De onde vem o papel”.
Com esse trabalho, intitulado “Mirim Esperto”, a professora irá concorrer no Programa Agrinho-2013, na categoria Experiência Pedagógica.
Segundo a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, educar para o consumo consciente e a sustentabilidade por meio de atividades lúdicas é uma estratégia eficaz, que amplia o potencial de alcance de iniciativas como essa ao sensibilizar sobre a importância das escolhas de consumo de uma maneira divertida. Voltada para crianças, essa educação permitirá que, desde cedo, elas possam fazer com consciência suas escolhas, com base no que é realmente importante para a vida delas e bom para a sociedade e para o meio ambiente, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Alunos da Escola Jovira realizam atividades da Apostila Positivo

A professora da Escola Jovira do Nível III Maria Tereza Pancier desenvolve com seus alunos atividades práticas sugeridas pela Apostila Positivo.

Durante o bimestre eles trabalharam com materiais recicláveis confeccionando brinquedos e também puderam brincar de cozinheiros fazendo várias receitas.


 

Professora do 5º ano da Escola Jovira realiza atividades de leitura

Durante o 1º semestre a professora do 5º ano Ivanete Regina Cortez Sasdelli da Escola Jovira desenvolve com seus alunos em sala de aula o projeto de leitura “Leitura em ação, solte a imaginação” propondo semanalmente a leitura de livros, em seguida os alunos realizam a reprodução da história por meio da escrita e ilustrações.
Logo após, é feita a exposição dos trabalhos e os alunos da escola de uma forma democrática, através de votação elegem o melhor desenho. A vencedora desse semestre foi a aluna Élen Cristina da Silva com o desenho do livro: Nem tão rosa, nem tão azul. Ser menino e ser menina.