segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar EIEF.


Proposta do Programa Agrinho de 2012, faz com que crianças, pais e comunidade escolar vivenciem cultura preservada na memória através do tempo.

O presente projeto,como o Tema “Saber e atuar e melhorar o mundo” Proposta do Programa Agrinho, com o título fantasia, Brinquedos e brincadeiras não tem hora, tem história..., foi desenvolvido pela, professora Maria Bernadete Bonatte Salvalaggio, juntamente com seus alunos do 2º Ano A, da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar EI EF, tendo como objetivo propor atividades que levassem os alunos, os professores e a comunidade escolar a promover a interação família-escola incentivando a cooperação. Para tanto foi buscado reviver a elaboração de jogos, através da construção de brinquedos. Onde foi possível promover a socialização, o respeito e a valorização da cultura preservada na memória através do tempo, este refletido em brinquedos e brincadeiras de antigamente. Afinal, hoje, as crianças estão mais propícias brincarem com brinquedos virtuais e/ou eletrônicos. Pretenderam resgatar a forma lúdica e construtiva do brincar, no intuito de incutir nas crianças o trabalho em equipe, desafiando-os a investigar, pesquisar, participar, para que elas venham a se tornarem agentes reflexivos, capazes de discutir e criar novas formas de trabalhar informações. E, assim, romper paradigmas. A fim de viver emoções, curiosidade e encantamento. Para tanto, as etapas do projeto foram realizadas através de pesquisas, entrevistas, exposição teórica em grupos de trabalho de pesquisa e confecções dos próprios brinquedos com seus pais e avós na sala de aula, bem como através da exposição do projeto na reunião de pais, com o convite às outras crianças da escola para confeccionarem seus próprios brinquedos, com atividades variadas de história e português sobre alguns brinquedos e algumas brincadeiras, cantigas de roda, entre outros. E, por fim, a conclusão do trabalho realizado favoreceu as bases para a construção do conhecimento, levando em consideração a interdisciplinaridade, a pluralidade cultural e a arte. O trabalho se estenderá nos próximos meses na escola para que as outras crianças brinquem. Sendo assim, o mesmo ainda terá muitos resultados a serem observados.










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