terça-feira, 29 de outubro de 2013

Alunos da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, aprendem tabuada cantando.



Alunos da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, aprendem tabuada cantando.
Ensinar tabuada através da música, estimula nas crianças a criatividade e a assimilação do conteúdo.
A professora Marcia Aparecida Saad Correa, realizou com seus alunos a tabuada cantada, adaptando-a na melodia da música Samba Lelê, desenvolvendo assim as habilidades de agilidade, concentração, ritmo e raciocínio lógico.
“Através desse trabalho, percebi que as crianças se interessaram mais em aprender a tabuada, cantando e aprendendo ao mesmo tempo, de uma maneira conquistadora e com resultados satisfatórios”.
“O importante é descobrir um jeito divertido de aprender”, relatou a professora.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Dia da Criança



O Dia da Criança é um dia especial e cheio de significado, porque não é à toa que se diz que as crianças são o nosso futuro, pensando assim, a Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, juntamente com seus professores e funcionários, prepararam  uma linda tarde  festiva, no dia 9 de outubro, com a presença da chefe do Departamento de Educação, a senhora Tatiana Chagas Paschoal e o Geraldo Silva, coordenador regional do Positivo, o qual parabenizou os alunos e professores pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido utilizando o material do Positivo.



Visita do Geraldo Silva, novo coordenador regional do Positivo

Na quarta-feira , dia 09 de outubro, o senhor Geral do Silva, coordenador regional do Positivo,visitou a Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, juntamente com a chefe do Departamento de Educação a senhora Tatiana Chagas Paschoal, onde prestigiaram uma apresentação dos alunos do 2º ano, que tratavam do tema “Educação Alimentar e Higiene Bucal”, falando sobre a Pirâmide Alimentar e a polêmica envolvendo a coca-cola.O trabalho foi desenvolvido pela professora coregente Janecler Santos Pereira e faz parte das ações que buscam somar ao projeto de leitura desenvolvido pela escola “LIVRO QUE TE QUERO LER”. Após a apresentação, os alunos foram parabenizados pelo Sr. Geraldo que ressaltou a importância de momentos como esse em que os alunos deixam de ser expectadores e se tornam atores no seu processo de construção do conhecimento. idade”...


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Brincando e aprendendo na Escola Jovira

O brincar desenvolve a parte cognitiva, emocional e social da criança.
O professor de Língua Inglesa Héverton José dos Santos, realizou na Escola Municipal Professora Jovira Conti Néia, uma atividade com o objetivo de desenvolver a inteligência musical, auditiva e sinestésica corporal e ensinar a Língua Inglesa, através da música e brincadeira.
Os alunos do 1º ano brincaram de roda cantando a música “Walking, walking”, uma versão da música “Meu lanchinho, meu lanchinho”.


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

José Gavioli desenvolve projeto de leitura compartilhada

Dentro do Projeto de Leitura, a Professora Raquel de Lucca Camargo Lima está desenvolvendo na escola uma leitura compartilhada. Leitura esta que os alunos levam uma maleta para casa contendo vários tipos de leitura, leitura direcionada para as crianças e leitura direcionada para a família. Na sala de aula a professora oferece aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, histórias em quadrinhos, paródias...
Durante a semana, de preferência no final das aulas, a professora desenvolve algumas brincadeiras como: Leitura e competição ( Meninas X Meninos – Quem lê melhor), Soletrando e Forca. Eles adoram estas atividades.
Sempre que possível à professora trabalha em grupo ou em círculo com os alunos. Uma das ferramentas que ela gosta de utilizar além do iPad é trabalhar com data show. As aulas ficam mais atrativas.
Sabemos que, o hábito de leitura depende de outros elos no processo da educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Temos que possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.


CMEIs de Ribeirão Claro recebem novos equipamentos

Na última sexta-feira (20) foi entregue parte dos equipamentos adquiridos com recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para suplementar a manutenção e o desenvolvimento da Educação Infantil. Os produtos foram distribuídos em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que continuará acontecendo essa semana até que todos os estabelecimentos de ensino tenham nos novos materiais. A distribuição dos equipamentos foi acompanhada pela secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze e a chefe do Departamento de Educação, Tatiana Paschoal Chagas.

O objetivo é melhorar continuamente a estrutura destinada à Educação Infantil oferecida pelo município. A construção da Supercreche, com capacidade para 120 crianças que deve ser concluída nos próximos meses, ampliará o atendimento à crianças ribeirão-clarenses.

Para a prefeitura de Ribeirão Claro e a Secretaria Municipal de Educação, os CMEIS são espaços importantes para a garantia da qualidade de vida da população. Os cuidados oferecidos aos alunos não são apenas em relação à garantia de nutrição, saúde e segurança, mas também são cuidados educativos com o intuito de propiciar o desenvolvimento infantil.

Segundo a Secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, ainda há mais equipamento para ser entregues nos CMEIS, o que acontecerá nos próximos dias. “O que foi recebido no dia 20 é uma pequena parte, mas importante para começarmos a promover a renovação dos equipamentos dessas instituições”, afirmou. “O atendimento e cuidados oferecidos pelas funcionárias e professoras em nossos CMEIS são de ótima qualidade e a preocupação com essa renovação do material é prova de que nossos alunos vêm sempre em primeiro lugar”.

Escola José Gavioli recebe visita de escritor

A Escola Municipal José Gavioli recebeu nesta sexta-feira, 27, a convite da Diretora Patrícia Zucco e da supervisora Silvana Denobi, o escritor e apresentador, também formado em jornalismo, Thiago Sogayar Bechara para uma roda de conversa com os alunos do 5º ano e com a professora Clarice Maria Braz Gardi. A visita faz parte do projeto de leitura da turma que escreveu seu livro individualmente. Este projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Educação.
Thiago falou sobre a importância da leitura para todos, do processo de formação de um livro, de suas obras, do porque escolheu Luiz Carlos Paraná para uma de suas obras, da importância do apoio familiar na sua vida e na vida de todos. As crianças fizeram inúmeras perguntas e ele carinhosamente, respondeu a todas. Juntamente com os alunos visitou a biblioteca da escola onde conversaram sobre vários títulos. Viu também os livros escritos pelos alunos. Perguntou as crianças sobre o que liam atualmente e quem eram os autores. "Foram momentos muito especiais para todos".












Professora desenvolve projeto de leitura no CMEI Ursinho Pimpão

A professora corregente do CMEI Ursinho Pimpão, Ermelinda Lobrigati Roberto vem realizando atividades variadas com as turmas dos níveis I, II e III, focando a leitura de forma lúdica por meio de ações concretas. A professora está trabalhando com canções e histórias infantis, datas comemorativas, poesias, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e levar o aluno ao mundo da imaginação. Segundo a professora, vários são os benefícios que a leitura trás para as crianças e a importância na formação do hábito pela leitura na idade certa.


Alunos da Escola Ana Pinheiro têm palestra sobre patrimônio ambiental

A Escola Ana Pinheiro recebe nesta quarta-feira representantes da Empresa Votorantim Energy, para realizar uma atividade sobre o programa de Educação Ambiental , com objetivo de transmitir aos nossos alunos através de palestra e videos , o reconhecimento , a valorização e preservação do patrimônio ambiental e dos recursos naturais, por meio de ações educativas que estimulem o desenvolvimento de pensamentos e atitudes voltadas à sustentabilidade. A palestrante Renata proporcionou às crianças uma atividade prática voltada à pesquisa de arqueólogos, assunto apresentado nos vídeos , o que trouxe muita curiosidade e satisfação aos alunos em poder realizá-la. Mais do que uma simples forma de transmitir informações e conhecimentos sobre os recursos naturais. A Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável a construção de novos valores e atitudes, voltados ao desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução de seus problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para os atuais e futuras gerações. Concluiu a diretora Rosa Helena Rodrigues Ziroldo.


Professora incentiva leitura com brincadeiras

A professora do Nível II da Escola Municipal Correia Defreitas, Ermelinda Lobrigati Roberto, vem realizando variadas atividades lúdicas com sua turminha, focando a leitura. Por meio de ações concretas, a professora está trabalhando a leitura centrada nas datas comemorativas, nas poesias e em canções populares. O objetivo dessas atividades é contribuir para a inserção da criança no mundo da leitura.

Segundo a professora, vários são os benefícios que a leitura traz para as pessoas e, por isso ela deve ser incentivada desde a infância. “É importante incentivar a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam”, concluiu.

Para a diretora, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. “Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor e certamente essas atividades contribuem para que isso aconteça”.







Professoras e supervisoras têm palestra sobre relações humanas

Professoras e supervisoras das escolas da Rede Pública Municipal de Ribeirão Claro participaram de uma capacitação na manhã do último dia 20. O workshop “Linguagem e Palavra: Bases para o Fortalecimento da Relação Humana” foi ministrado pela doutora Maria José Guimarães e faz parte do projeto de educação ambiental da Usina Hidrelétrica de Ourinhos – SP, administrada pela Votorantim Energia.
A empresa é parceira da Secretaria de Educação e promove ações com o intuito de oferecer aos educadores do município oportunidades para se capacitarem profissionalmente. Este foi o quarto encontro de formação realizado no município neste ano. Já foram realizados trabalhos com professores e alunos do 5º Ano, assim como com a comunidade do bairro rural Três Corações.
A ideia é proporcionar momentos de reflexão sobre a questão ambiental a partir do uso coerente e atento da palavra e chamou a atenção das participantes, vindos de escolas que desenvolvem trabalhos de educação ambiental de forma recorrente.
Para a secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, a parceria entre a Votorantim Energia e a Secretaria Municipal de Educação tem sido muito importante para o município. “Os conhecimentos e as informações que recebemos tendem a nos fazer crescer pessoal e profissionalmente e os resultados podem ser observados na qualidade da educação que nossas escolas oferecem a todos os alunos”, avaliou. “Promover momentos de estudo, reflexão e capacitação aos nossos professores é também uma forma de valorização do profissional do magistério”.


Alunos do Correia Defreitas fazem plantio no Dia da árvore

A professora do Nível III da Escola Municipal Correia Defreitas, Elineidy Alves Vilela realizou com sua turminha variadas atividades para comemorar o Dia da Árvore. As crianças confeccionaram coletivamente um belo cartaz, foram visitar o Viveiro Municipal de Mudas, acompanhados da professora e da engenheira agrônoma Carolina Fernanda Chiarotti e lá escolheram algumas mudas para serem plantadas na escola.
A intenção da professora é que os alunos percebam que as árvores são importantes para a vida dos homens, pois fornecem o ar que respiramos, alimentos, remédios que são extraídos de algumas delas, madeira para a construção de casas e móveis, celulose para a fabricação do papel e também nos fornecem sombra e, principalmente que saibam que o reflorestamento é muito importante. Para finalizar, a turminha plantou na escola, com a ajuda da engenheira agrônoma, uma linda muda de árvore.
“Queremos com essas ações difundir cada vez mais a necessidade de que atitudes sustentáveis façam parte do cotidiano das crianças”, concluiu a diretora Daniela Rodrigues Martelini Rahuam.


Professora da Escola Jovira desenvolve atividades sobre Pedagogia Empreendedora

A professora do 3º ano Sebastiana Ferreira da Silva Moura da Escola Jovira, trabalhando com a Pedagogia Empreendedora, propôs uma atividade diferenciada na qual constituiu oportunidades para o desenvolvimento global do educando no que diz respeito à criatividade, habilidade de comunicação, argumentação e investigação para o aprendizado.
A atividade realizada foi a autobiografia do convidado senhor Francisco Carlos Molini, diretor do SAAE. Ele foi entrevistado pelos alunos que abordaram sobre o tema “Sonhos”.
Esteve presente também a secretária de educação Cleuza Molini Ormeneze.
Segundo a mensagem deixada pelo Kiko para os alunos, nada na vida é fácil, por isso vocês tem que estudar muito, ter um sonho e lutar para que ele se torne realidade.
Em seguida os alunos compartilharam seus cadernos de atividades de Pedagogia Empreendedora e puderam saborear um delicioso sonho.


CMEI Maria Baggio, promove atividades em tempo integral

O CMEI Maria Baggio é uma opção para as famílias e pais que trabalham e que se preocupam em proporcionar a seus filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional e afetivo que garanta tranquilidade e segurança, incluindo uma rotina de lazer, passeios, vídeos, descanso, atividades lúdicas e reforço escolar como: leitura, brinquedoteca, modelagem e pinturas. Inclui também cuidados com o corpo como: higiene corporal, higiene bucal e quatro refeições balanceadas diárias, onde os alunos possam crescer com hábitos saudáveis.
A parceria creche e família colaboram na maravilhosa arte de ajudar nossos pequeninos a crescerem e buscarem seus caminhos e construírem uma vida com sentido e serem felizes concluiu a supervisora Marta Izabel Golinelli Beneto.