quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Prefeitura de Ribeirão Claro recebe Ônibus escolar

A Prefeitura de Ribeirão Claro recebeu um ônibus zero quilômetro, no valor de R$214,880 que será usado para o transporte de alunos das escolas municipais. A verba para a aquisição do veículo foi liberada pelo Governo Federeal e faz parte do programa Caminhos da Escola. Ainda existe a previsão de entrega do terceiro coletivo nos próximos dias. Ao todo foram comprados três ônibus que cobrirão o transporte de 100% dos alunos matriculados na Rede Pública Municipal.



Reunião Técnica

Secretária de Educação e Equipe Técnico-pedagógica em reunião técnica ofertada pela Editora Positivo na cidade de Curitiba/PR.



 
Segundo a Secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze este foi um momento para podermos refletir e trocar experiências sobre a qualidade de Educação em nosso município e avaliarmos as ações que estão sendo desenvolvidas pelas Escolas e Secretaria juntamente com os professores e todos os funcionários envolvidos com a educação.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto Economia de Energia
 
Na manhã de 8 de agosto, alunos e pais do 2º Ano da professora Nilza Fernandes Otávio assistiram a uma palestra ministrada pelo Sr. Alexandre, representante da CPFL sobre Eficiência Energética e Cuidados com a segurança. A palestra faz parte do projeto desenvolvido pela professora para o Programa Agrinho 2012.
Segundo a professora Nilza, as atividades realizadas em sala de aula, as pesquisas e leituras deixaram os alunos afiadinhos para dialogarem com Alexandre durante a palestra.
Alexandre falou sobre como e porque economizar energia, apresentou desenhos animados que explicavam de onde vem a  energia e quais cuidados de segurança devemos tomar em nosso dia-a-dia para evitar choques e acidentes.
Segundo a supervisora Tatiana Paschoal Chagas, a palestra foi muito didática de fácil compreensão e prendeu a atenção das crianças e pais. O Sr. Alexandre foi muito paciente e atencioso com a turma.
Como continuidade do projeto, a professora Nilza pretende receber Alexandre novamente na escola para uma palestra para todos os alunos e pais. Segundo ela, compreender que precisamos economizar e qual a forma correta para que isso aconteça é muito importante. Alexandre também propôs à Diretora da Escola, a Srª Daniela R. Martelini Rahuam, a realização do proejto de Eficiência Energética para a escola e garantiu para logo o diagnóstico do local.
 
 






 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto Criança e Consumo 
 
A professora Salete Salvalaggio Silva com sua turma do 1º Ano C está desenvolvendo um projeto para o Programa Agrinho 2012 que tem como tema uma grande preocupação atual: crianças consumistas e a cultura do "ter" que muitas vezes as levam a escolher seus amigos pelo que esses demonstram ter e não pelo que são. Hoje observamos que as crianças querem comprar cada vez mais altamente influenciadas pela mídia e que os pais, de forma geral, acabam cedendo aos apelos dos pequenos, isso vem acarretando um comportamento discriminatório e
Com o intuito de começar a atuar para transformar essa realidade, o projeto contou com várias ações como pesquisas sobre o assunto, leitura de livros infantis, leitura e compreensão de textos, muita conversa e a ideia de realizar na escola uma Feira de Troca de brinquedos, livros e gibis. Para organizar o evento, a turma assistiu a vídeo infantil sobre o assunto e elaborou coletivamente a partir do que já haviam aprendido os motivos para realizarem a Feira de Trocas, dentre muitos, elegeram como principais: ajudar a salvar o planeta, já que diminui o descarte de materiais, para aprender a partilhar e para não se tornar consumista. Fizeram cartaz e convidaram a todos os alunos da escola para o evento. A feira aconteceu no dia 17 de agosto e foi um sucesso!! A grande maioria dos alunos compareceram e trocaram seus brinquedos, livros e gibi sem complicações.  A Diretora Daniela Rodrigues Martelini Rahuam elogiou o trabalho da professora e disse ter se surpreendido com a Feira, já que imaginava que os professores precisariam intervir para evitar brigas, mas que pelo contrário, foi tudo muito tranquilo. A professora Salete diz já estar observando pequenas mudanças de atitudes ans crianças, há turminhas que estão até divindo o lanche. Para a supervisora Tatiana Paschoal Chagas, o trabalho é contínuo, a orientação e conscientização dos pequenos deverá ser permanente, mas bons frutos serão colhidos, com certeza.
 




 
 Projeto sobre Gentileza
Correia Defreitas

A professora Sandra Regina Beltramo com seus alunos do 3º Ano estão desenvolvendo um belíssimo projeto sobre a gentileza, a importância de trazermos novamente para nosso dia-a-dia atitudes que infelizmente estão sendo deixadas para trás, como os cumprimentos, os sorrisos, a solidariedade. Para desenvolver o projeto a turma realizou o estudo de vários gêneros textuais que falavam sobre o assunto, assistiram vídeos do profeta Gentileza e conheceram sua filosofia de vida, participaram do Jogo do Bem, no qual confeccionaram as peças e precisaram realizar atitudes de gentileza, bondade ou solidariedade e para finalizar as ações, os alunos quiseram repetir um dos gestos do profeta Gentileza, distribuir flores e gentilezas pela cidade.  Segundo a supervisora Tatiana Paschoal Chagas, a ideia das crianças empolgou a todos e foi muito bonito vê-los, ainda na escola, distribuindo flores e abraços, porque presenciar a gentileza é muito gostoso. Quem não gosta de começar a manhã ganhando flores e carinhos? Na manhã de 22/08 a turma começou a distribuir flores e palavras gentis na escola e se dirigiu para surpreender os transeuntes da cidade. Segundo a professora Sandra, foi muito bom realizar esse desejo da turma, pessoas se emocionaram ao receber as flores e os abraços das crianças, todos trabalham tanto, correm tanto que não tem mais tempo para gestos de gentileza. Foi lindo! A diretora Daniela Rodrigues Martelini Rahuam ficou muito feliz com o resultado do projeto, ela acredita que se esse tipo de trabalho for desenvolvido em toda as turmas, desde a Ed. Infantil, a gentileza e a solidariedade serão atitudes naturais no ambiente escolar e na vida de todos









quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Escola Rural Municipal João Teodoro da Silva

O Programa Agrinho desse ano foi tema muito discutido entre alunos e professores 
da Escola Rural Municipal João Teodoro da Silva, situada no Patrimônio Três 
Corações, localizada a 27 km da sede do município,  em Ribeirão Claro/Pr.
Cada turma se empenhou no desenvolvimento de um projeto e no dia 17 de agosto realizaram uma linda apresentação sobre suas atividades: apresentação musical, leitura de mensagens, textos e uma peça teatral, sendo: 
- 1º Ano -  Quem ama a natureza cultiva e preserva – Professora Eliana da 
Silva de Oliveira.
- 3º Ano – Atividade física e alimentação saudável: Uma combinação perfeita. 
Professora Roberta Tonholi Pereira Lopes de Moura.
- 4º Ano – Plante uma árvore e mude uma vida. Professora Jaqueline R. Santana.
A apresentação das atividades foi maravilhosa.
        Estavam presentes a Secretaria Municipal de Educação, Sª Cleuza Molini Ormeneze, a Coordenadora Pedagógica, Sª Marina Vian Pioli, , toda comunidade escolar, muitos pais, 
alunos e professores da Escola Est. Sebastião Leite da Silva, além de pessoas da 
comunidade local e demais convidados.




terça-feira, 21 de agosto de 2012


Ribeirão Claro comemora resultado do IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado com base no desempenho dos alunos em avaliações do Inep e taxa de aprovação, por isso o município está sempre fazendo investimentos significativos para obter bons resultados, devido a isto Ribeirão Claro ficou com a 3ª melhor nota do Norte do Paraná, média de 6.6.
Segundo a Secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, esse índice é resultado de muito trabalho, dedicação e comprometimento de todos, direção, equipe pedagógica, professores e alunos. Pois todas as escolas fazem um trabalho diferenciado e de qualidade.
Para alcançarmos esse resultado, várias ações foram implantadas como a realização de simulado municipal aplicado pela secretaria de educação, bimestralmente aos alunos de 4º e 5º anos, a ampliação de projetos de incentivo a leitura e a participação da família na escola.
O município parabeniza todos que contribuíram para a conquista deste excelente resultado.


 PROJETO ''SOMOS O QUE COMEMOS''

Alunos do 2º Ano e a Professora Maria Aparecida Pereira receberam na Escola Rural Mun. Profª Ana Pinheiro, a enfermeira Laura R Lemgruber no dia 13 de agosto. Laura realizou uma palestra falando da importância da higiene em nossas vidas e de uma como é importante também uma alimentação variada para a saúde.
   Este tema está relacionado ao projeto “SOMOS O QUE COMEMOS”, desenvolvido pela professora Maria Aparecida, dentro do Programa Agrinho/2012, onde os alunos foram sensibilizados sobre a importância das refeições ao longo do dia, da ingestão variada de alimentos durantre as refeições e a necessidade de saborear uma fruta durante o intervalo de cada refeição. Realizaram atividades diversas, entregaram panfletos para a comunidade local e apresentaram uma peça teatral - As frutas. Foi maravilhoso perceber o envolvimento das crianças durante a realização das atividades.




PROJETO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA

 
Na tarde de 1º de agosto, a turma do 2º Ano C da professora Nilza Molina Marques Martins recebeu a psicóloga Aline da Silva Oliveira para uma conversa sobre a autoestima, sobre a importânica de se valorizar e respeitar cada pessoa do jeito que ela é. Essa ação faz parte do projeto "Beleza Natural - valorizando a autoestima da criança" desenvolvido pela professora para o Programa Agrinho 2012. Desde o início do ano  letivo a turma vem realizando atividades e ações com o intuito de levar os alunos a perceberem como é bom nos aceitarmos como somos.
Segundo a professora Nilza, o encontro da turma com a psicóloga Aline foi ótimo, as crianças participaram das atividades propostas e se emocionaram.
Outra ação realizada pela turma foi a exposição do ensaio fotográfico feito pelos alunos, durante a reunião de pais no dia 09 de agosto.
O ensaio fotográfico  é uma atividade que faz parte da Pedagogia Empreendedora, que visa não só valorizar a autoestima como também através dessa valorização permitir à criança desenvolver sua autonomia. O ensaio foi realizado na escola com a ajuda de algumas mães. A exposição foi um sucesso, os pais ficaram encantados e os alunos muito felizes. Todos elogiaram os colegas e se deliciaram ao folhear seus books. Segundo a Supervisora Tatiana Paschoal Chagas o trabalho desenvolvido pela turma e pela professora é muito importante, pois visa desenvolver nas crianças atiutdes de respeito para com o outro e valorização de si mesmos e esses são fatores indispensáveis para que se tornem jovens e adultos seguros emocionalmente e felizes.